Denominação

As Olimpíadas Internas Zezão têm por finalidade desenvolver o intercâmbio sociocultural e esportivo e estimular uma interação segura entre o Colégio e os alunos, valorizando o esporte como instrumento de formação da personalidade. Em dezoito anos de Olimpíadas, foram arrecadadas mais de 16.000 mil cestas básicas.

Programação

Olimpíadas ZezãoAs Olimpíadas Zezão são realizadas, normalmente, em outubro em etapa única, com abertura oficial, no Ginásio de Esportes Professor Valtrudes de Assis Pereira.

Os jogos paras as 3ª e 4ª séries são realizados nos horários da aula de Educação Física.

Cerimônia de abertura

  • Desfile das bandeiras participantes pela ordem: Amarela, Azul, Branca e Verde
  • Hasteamento das bandeiras
  • Execução do Hino Nacional
  • Entrada do fogo simbólico e ritual de acendimento da pira olímpica
  • Juramento do atleta
  • Confraternização entre as bandeiras
  • Abertura Oficial dos Jogos pelo professor Danival Roberto Alves
  • Apresentação artística

desfile Observação: Os alunos que participam do desfile de abertura devem estar devidamente uniformizados com a camiseta oficial. Os coordenadores de bandeira deverão orientar os alunos para tomarem os cuidados necessários para com as crianças menores e evitar algumas brincadeiras como a de estourar bexigas dos adversários.

Jogos

Serão respeitadas as regras oficiais em vigor de cada modalidade a ser disputada, salvo adaptações estabelecidas especificamente para a Olimpíada.

A contagem de pontos para todas as modalidades será a seguinte:

  • Campeão: 13 pontos
  • Vice-campeão: 8 pontos
  • 3o lugar: 5 pontos

Todas as competições terão o sistema de eliminatória simples, com as seguintes modalidades:

  • Queimada feminina - QF
  • Futebol de salão masculino - FSM
  • Futebol de salão feminino - FSF
  • Vôlei masculino - VM
  • Vôlei feminino - VF
  • Basquete masculino - BM
  • Basquete feminino - BF
  • Handebol masculino - HM
  • Handebol feminino - HF
  • Peteca masculino - PM
  • Peteca feminino - PF

3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental: QF e FSM

5ª, 6ª , 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental: VF / VM / BF / BM / HF / HM / PF / PM / FSF / FSM.

1ª e 2ª séries do Ensino Médio: VF / VM / BF / BM / HF / HM / PF / PM / FSF / FSM.

3ª série do Ensino Médio: FSM.

pira olímpicaOs jogos terão início de acordo com a programação oficial, sendo considera vencida, por W x O, a equipe que não se apresentar em condições de jogar até 5 minutos após o horário oficial. O W x O implica desclassificação automática da equipe naquela modalidade, que deixa, assim, de marcar os pontos para a sua bandeira. Como penalidade, a equipe que não comparecer deverá contribuir com 10 sabonetes por partida não disputada. A entrega deverá ser feita para os coordenadores da Olimpíada. No caso de a equipe não cumprir essa penalidade, a bandeira será penalizada no final da competição, com perda de pontos da seguinte maneira:

1 W x O - menos 1 ponto na contagem geral; 2 W x O - menos 2 pontos na contagem geral; 3 W x O - menos 4 pontos na contagem geral; 4 W x O - menos 8 pontos na contagem geral; 5 W x O - menos 16 pontos na contagem geral, e assim por diante.

Para a disputa das partidas, os atletas deverão usar a camiseta oficial da Olimpíada. Os atletas deverão apresentar aos mesários a carteira de estudante do Colégio para o preenchimento da súmula da partida. Essa identificação se faz necessária a partir desta Olimpíada em função de, nos anos anteriores, alunos de uma determinada série jogarem por outra série ou até mesmo por bandeira diferente da sua. Recomendamos que os atletas cheguem pelo menos 30 minutos antes do horário previsto para o início da sua partida.

Participação

Participa das Olimpíadas Internas Zezão todo aluno devidamente matriculado e frequente na série.

Prova de alimentos

alimentosOs mantimentos arrecadados devem ser entregues, por todas as bandeiras, até o dia 30 de outubro, das 7h às 10h30min e das 13h às 16h30min.

Observação: Caso as bandeiras não consigam entregar todos os mantimentos na data determinada, haverá uma repescagem final, no mesmo horário, no dia 13 de novembro.

Duração das partidas

Basquete (masculino e feminino) - 2 tempos de 15 minutos com intervalo de 5 minutos

Futebol de salão (masculino e feminino) - 3ª e 4ª séries: 2 tempos de 10 minutos com intervalo de 5 minutos / Demais séries: 2 tempos de 15 minutos com intervalo de 5 minutos

Handebol (masculino e feminino) - 2 tempos de 15 minutos com intervalo de 5 minutos

Voleibol (masculino e feminino) - 2 sets vencedores de 25 pontos.

Peteca (masculino e feminino) - Set único de 18 pontos, sem vantagem. Encerra-se no 18º ponto.

Cristérios de desempate

Basquete: em caso de empate, haverá cobrança de uma série de 5 lances livres. Persistindo-se o empate, haverá lance livre alternado até que uma das equipes fique em vantagem sobre a outra.

Futebol de salão: uma série de três penalidades. Persistindo o empate, haverá cobrança alternada de pênaltis, até que uma equipe fique em vantagem sobre a outra.

Voleibol: em caso de empate, o set decisivo será de 15 pontos, observando-se uma vantagem de 2 pontos de uma equipe sobre a outra para encerrar a partida.

Handebol: em caso de empate, haverá uma série de 3 cobranças de 7 metros. Persistindo-se o empate, haverá cobrança alternada de 7 metros, até que uma equipe fique em vantagem sobre a outra.

Contagem final de pontos:

O campeão e o vice-campeão gerais serão definidos levando-se em conta a soma geral que será feita da seguinte maneira:

Total geral = pontos de quadra + gincana extra + gincana das salas

Disposições finais

As equipes que se sentirem prejudicadas deverão encaminhar recursos à organização logo após o término da partida ou das provas em questão (no máximo 1 hora depois), para que sejam analisados ou julgados.

As datas e os prazos estipulados neste documento poderão sofrer alterações em consequência de decisões tomadas pela direção geral do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.

Os casos não mencionados neste regulamento serão resolvidos pela direção geral do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira e pela comissão organizadora da Olimpíada.

O atleta ou técnico expulso cumprirá suspensão automática, estando proibido de disputar a próxima partida da modalidade da qual foi expulso.

O atleta ou técnico que, no decorrer de qualquer partida, praticar atos de agressão contra o adversário ou contra sua própria equipe será julgado pela comissão organizadora e pela direção do Colégio, podendo ser excluído dos jogos.

É de inteira responsabilidade do atleta, quando estiver jogando, a escolha de uma pessoa para guardar os seus pertences como, por exemplo chaves, celular, câmera, material escolar, etc. O Colégio não se responsabilizará por nenhum objeto desaparecido durante a realização dos jogos.

Os incidentes provocados por alunos não envolvidos nos jogos durante as partidas, nas arquibancadas ou nas dependências do Colégio serão resolvidos pela comissão organizadora e pela direção do Colégio.

Não será permitida a entrada de pessoas estranhas ao Colégio durante a realização dos jogos. Somente será aceita a presença de alunos e seus familiares.

É de suma importância que os representantes de bandeiras estejam presentes na quadra no decorrer dos jogos, para dar maior confiança aos pequenos atletas, que ficam numa total empolgação com os jogos internos.