Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.c., em Mileto, cidade da Ásia Meno r, descendente de uma família oriunda da Fenícia ou Beócia. Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso Tales durante a sua estadia no Egito estudou Astronomia e Geometria. Ao voltar de novo a Mileto, Tales abandonou, passado algum tempo, os negócios e a vida pública, para se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronómicas e às matemáticas. Fundou a mais antiga escola filosófica que se conhece - a Escola Jónica.

DESCOBERTAS GEOMETRICAS

Os fatos geométricos cuja descoberta é atribuída a Tales são: · A demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais; · A demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais; · A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais; · A demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos; Tales chamou a atenção de seus conterrâneos para o fato de que se duas retas se cortam, então os ângulos opostos pelos vértices são iguais.

Quando Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egipto, foi-lhe pedido por um mensageiro do faraó, o nome do soberano, que calculasse a altura da pirâmide Quéops. Tales apoiou-se a uma vara espetada perpendicularmente ao chão e esperou que a sombra tivesse comprimento igual ao da vara.

As pirâmides egípcias são monumentos grandiosos. A pirâmide de Queóps, construída por volta de 2500 a.C., é considerada uma das grandes maravilhas do mundo antigo; sua base é um quadrado cujos lados medem cerca de 230 metros e sua altura é de 150 metros, aproximadamente.

Partindo do princípio de que existe uma razão entre a altura de um objeto e o comprimento da sombra que esse objeto projeta no chão, e que essa razão é a mesma para diferentes objetos no mesmo instante, Tales pôde calcular a altura da pirâmide. Usou apenas um bastão e as medidas das sombras da pirâmide e do bastão, num mesmo instante. Tecnicamente Talles usou semelhança de triângulos para resolver o problema.

Assim, após mil e uma noites no deserto, depois de passar 40 dias e 40 noites de jejum, Tales conseguiu a grande proeza de determinar a altura da pirâmide e caiu nas graças do Faraó Amásis e também de Rá (O grande Deus Sol) do qual ganhou um presente milenar que lhe dava o poder de conquistar lindas donzelas e lhes ensinar os prazeres da matemática.

AGORA É A SUA VEZ:

Faça como Talles: Tente mostrar que os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais.

VAI UMA DICA: É bem simples de verificar e você pode utilizar congruência de triângulos. Mas se mostrar de outra forma não tem problema.

Para exibir comentários entre no site com seu usuário e senha e acesse a página do blog.

http:portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1088