O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta semana, um alerta sobre um e-mail falso informando sobre possíveis erros no cartão de confirmação do exame, que será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro.

"O Inep não enviou e-mail aos inscritos no Enem 2014 informando erros no 'cartão de inscrição' ou solicitando recadastramento", explicou uma nota publicada no site oficial do Enem 2014. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Inep informou que ainda não tem data confirmada para o início do envio dos cartões aos candidatos, que será feito pelos Correiros ou acessado pelo site do Enem. Em 2013, as provas aconteceram nos dias 26 e 27 de outubro e os cartões começaram a ser enviados a partir do dia 1º de outubro. Já em 2012, a prova aconteceu em 3 e 4 de novembro, e o envio do cartão começou no dia 10 de outubro.

Apesar de os cartões ainda não terem sido enviados, eles não são obrigatórios para que o estudante possa fazer o Enem. O cartão apenas confirma o endereço e o local de provas de cada candidato, mas ele também poderá ser acessado pela internet. Para conseguir visualizar o documento on-line, é preciso fazer login no sistema do Inep com o número e a senha de inscrição. O Inep reitera que os candidatos com dúvida podem entrar em contato pelo telefone 0800-616161. Neste ano, o Enem tem mais de 8,7 milhões de candidatos com a inscrição regularizada e que, segundo o Ministério da Educação, poderão participar das provas nos dias 8 e 9. O número é 21% mais alto do que na edição de 2013 do exame.