O período iniciou no dia 11 de agosto. Este ano, para se inscrever, é obrigatório ter CPF. Os 14.179 candidatos que receberam a isenção parcial ou total também devem fazer a sua inscrição no mesmo período que os demais candidatos. O Processo Seletivo (Prosel) é a modalidade de seleção destinada a candidatos que já concluíram o Ensino Médio, já o Programa de Ingresso Seriado (Prise) é voltado a candidatos que ainda cursam o Ensino Médio.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet por meio do preenchimento do formulário on line, disponível no endereço www.prodepa.psi.br/uepa. No formulário, o candidato já deve fazer a opção pela língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). A taxa de inscrição, de R$70,00 para o Prosel e de R$ 40,00 para o Prise, pode ser paga em qualquer rede bancária, casa lotérica ou rede de serviços de farmácias e postos de autoatendimento. Este ano, é necessário, no ato da inscrição, informar o número do CPF.

Este ano, a Uepa oferece 1.310 vagas para Belém e mais 1.606 para os demais municípios paraenses, totalizando 2.916 vagas, das quais 30% serão destinadas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará.

Os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas do Pará devem assinalar sua condição de cotista no momento da inscrição e comprová-la no ato da matrícula, caso seja aprovado. Quem não comprovar será eliminado do processo e perderá o direito à vaga.

Para os candidatos que necessitem de atendimento especial, a Uepa disponibiliza estrutura específica. Nesse caso, a solicitação do atendimento deve ser feita no ato da inscrição, no formulário eletrônico. Após o preenchimento, o candidato deve encaminhar, até 9 de setembro, pessoalmente ou via Sedex, para o protocolo da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), na Rua do Una, nº 156, Bairro: Telégrafo, CEP 66050-540 - Belém-Pará, os recursos necessários e os seguintes documentos: formulário de solicitação de atendimento especial devidamente impresso e preenchido; laudo médico original ou em cópia autenticada emitido nos últimos 12 meses e cópia do documento de identificação.

Após a homologação das inscrições, o candidato deverá acessar os sites: www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa, a partir de 07 de outubro de 2014, para imprimir seu cartão de confirmação de inscrição.

Os candidatos inscritos para o curso de Licenciatura em Música deverão fazer o exame habilitatório nos dias 16 e 17 de outubro de 2014, das 8h às 13h, em Belém ou em Santarém.

A primeira etapa do Prise e do Prosel ocorrerá no dia 16 de novembro de 2014, das 8h às 13h, e será composta por 56 questões referentes ao conteúdo da primeira série do Ensino Médio; a segunda etapa será realizada no dia 17 de novembro, também das 8h às 13h, com 60 questões relacionadas à segunda série do Ensino Médio; e a terceira etapa, no dia 7 de dezembro, no mesmo horário das anteriores, conterá uma prova de redação e mais 54 questões objetivas.