CNEC Uberaba
Editora e Gráfica Cenecista Dr. José Ferreira - CNEC Edigraf

Editora e Gráfica Cenecista Dr. José Ferreira

O Sistema de Ensino CNEC possui um sofisticado parque gráfico para a produção de seu Material Didático: impressoras Heidelberg, gravadora de chapas metálicas de última geração, dobradeiras, intercaladoras informatizadas, coladeiras e costuradeiras com cortes informatizados.

Múltiplos recursos de acabamento tornam a CNECEdigraf um dos maiores parques gráficos do Triângulo Mineiro, inclusive com publicação de livros e revistas especializadas.

Material Didático Próprio

O Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é o responsável pela produção intelectual e gráfica do Material Didático do Sistema de Ensino CNEC, da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, disponibilizando-o para mais de 160 unidades cenecistas e para 12 escolas particulares de Educação Básica, além de fornecê-los para a Rede Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Uberaba.

CNEC Uberaba - Reforço Escolar

Reforço Escolar

No contraturno, os alunos são acompanhados por professores e por monitores com vistas a trabalharem com eventuais dificuldades decorrentes da falta de pré-requisitos em relação às disciplinas com as quais se envolvem no turno frequentam as aulas.

José Ferreira - Biblioteca

Biblioteca

A Biblioteca do Colégio é um ambiente em que há a possibilidade de o aluno ter acesso a bibliografias especializadas, bem como a de receber atendimento personalizado em relação às necessidades de leitura. É, também, um ambiente para estudo de pequenos grupos e de estudo individualizado, com acesso à Internet, em ambiências específicas.

Laboratório de Química

Laboratórios

O Colégio tem laboratórios de Física, de Química, de Biologia, de Ciências e de Geociências, com instrumentos, equipamentos e experimentos em todas as áreas dessas ciências. Em destaque, o laboratório de Geociências informatizou-se com a utilização das Geotecnologias, em particular, da Cartografia Digital e de intenso trabalho de pesquisa em ambientes disponibilizadores de dados.

Aplicativos, jogos, simuladores vivenciados virtualmente permitirão a apropriação de conceitos das diversas disciplinas com fluência, uma vez que as atividades visam à capacitação do aluno na pesquisa, à sua interação com os aplicativos e simuladores das disciplinas e à aprendizagem significativa, bastando, para tanto, acessar a página do NOAS, o laboratório virtual do Sistema de Ensino CNEC ao qual o Colégio se vincula.

NOAS - Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa

Laboratório Virtual

O Colégio dispõe, através do NOAS - Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa, um formidável acervo de experiências virtuais que podem e devem ser trabalhadas em casa pelos alunos, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

ENEM

ENEM

Quanto ao ENEM, o Colégio o vivencia através dos processos de avaliação com os quais os alunos, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, desenvolvendo atividades de avaliações por eixos temáticos e, sobretudo, focando a sua formação acadêmica nas diversas habilidades e competências propostas por todos as Diretrizes Nacionais de Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais e, em especial, as demandas em relação às habilidades e competências do ENEM.

Avaliação Temática

Avaliações Temáticas

O processo de avaliação do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira enfatiza a contextualização, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, focando, em suas avaliações mensais, as avaliações por eixos temáticos, aproximando-se, desse modo, das avaliações praticadas pelos processos de avaliação seriada de diversas universidades, dos processos de ingresso (vestibulares) a praticamente todos os ambientes universitários do País.

Corpo Docente de tempo integral

Corpo Docente de tempo integral

Característica fundamental do recurso humano docente é a dedicação em tempo integral de quase todos os professores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, muitos dos quais em regime de dedicação exclusiva, com o que é possível construir uma identidade institucional indispensável na prática pedagógica e nas relações interpessoais do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.

Olimpíadas do Conhecimento

Olimpíadas do Conhecimento

O Colégio participa, com seus alunos e professores, de todas as Olimpíadas do Conhecimento disponibilizadas por várias sociedades científicas, conseguindo através de seus alunos, desde há alguns anos, brilhantes conquistas, com muitos alunos medalhistas de bronze, prata, ouro em Olimpíadas regionais, nacionais, como a OBA - Olímpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia, a Olímpíada de Física, a Olimpíada de Química, de História, de Geografia, de Filosofia, de Biologia, de Matemática, destacando-se, no corrente ano, com vários medalhistas nas fases regionais e habilitando-os para a fase nacional dessas Olimpíadas. Algumas delas iniciam-se nos primeiros anos do Ensino Fundamental, como a OBA. A Olimpíada Mineira de Química, patrocinada pela Universidade Federal de Minas Gerais, permitiu a conquista, neste segundo semestre de 7 medalhistas que se classificaram para a fase nacional.

A Olimpíada Brasileira de Matemática, patrocinada por um organismo internacional, sediado na Índia, permitiu que 7 alunos do Colégio sejam os representantes brasileiros do 9º ano do Ensino Fundamental na Olimpíada Internacional, a ser realizada entre 10 e 20 de dezembro de 2012, com a ida desses alunos até a Índia, acompanhados de dois professores. Lá, chegarão a Nova Delhi e se dirigirão à escola-sede da fase internacional da Olimpíada, em Lucnow e, durante vários dias, representarão o Ensino Fundamental, vivenciando várias disputas de habilidades e competências em Matemática e Ciências. O retorno, previsto para 21 de dezembro, provavelmente trará bons frutos e a pretensão, para 2013, é a de que o Colégio se qualifique como representante brasileiro em mais anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

MINIONU

MINIONU

Todos os anos, os alunos do Ensino Médio do Colégio vivenciam, em três distintos eventos, uma atividade eminentemente cultural, preparando-se para cada um deles, de tal modo que representem os interesses de um país sorteado para o aluno participante a fim de que ele siga um roteiro de leituras para conhecer o país que ele irá representar, seus interesses nacionais e internacionais. Como em um plenário típico da ONU, apresentarão a uma comunidade de professores universitários organizadores do Encontro as suas abordagens na defesa do interesse do país que representam, com sólidos conhecimentos da realidade do país representado e pleno conhecimento das demandas internacionais desse país.

Os encontros realizam-se em três eventos distintos, um de Belo Horizonte, outro de Brasília e outro do Rio de Janeiro. Para a participação no evento, os alunos do Colégio se candidatam para serem submetidos a uma Banca Examinadora do Colégio a fim de que demonstrem a capacidade de bem argumentar, de bem conhecer a realidade que representarão e a fluência na exposição de seus argumentos para uma imensa plateia de alunos, de universitários e de professores universitários.

Portal de Vestibulares

Portal de Vestibulares

O Portal de Vestibulares, alocado em www.cneconline.com.br, permite o acesso dos alunos e professores a um dos mais extensos bancos de dados sobre os vestibulares dos diversos ambientes universitários de todo o País, com um razoável acervo do Banco de Provas de Vestibulares das Universidades Públicas ou Privadas, de Instituições isoladas de Ensino Superior. Nesse caso, o aluno terá de cadastrar-se com os seus dados de aluno do Colégio para ter acesso ao Banco de Vestibulares.

Acesso dos pais

Acesso aos Pais

Por ocasião da matrícula, os pais ou responsáveis cadastram seus endereços eletrônicos no ato da matrícula ou através de www.joseferreira.com.br para obterem o usuário e senha e terem acesso a todos os dados referentes à vida escolar de seus filhos, desde o seu desempenho escolar até os questionamentos que professores, tutores de turma, coordenadores de cada ano/série disponibilizam para informação do responsável.

Mostras da Produção Intelectual

Mostras da Produção Intelectual

Ao longo dos três trimestres, os anos finais do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio, apresentam, de modo criativo, seus trabalhos oriundos das leituras de textos rotulados pelo Colégio de parauniversitários, em específicos momentos fora do período escolar. Esse trabalho de produção intelectual que os alunos vivenciam em todas as disciplinas, algumas das quais com mais de um texto parauniversitário, com apropriação acadêmica da prática da resenha, apresentando-os, em suas releituras, em definidos finais de semana, com toda a liberdade de expressão, dão bem conta da mostra da cultura, da capacidade de expressão e da utilização criativa de todos os meios de apresentação.

As leituras são escolhidas com o propósito de inserir os alunos em um universo de discussão dos grandes temas contemporâneos, abordados de um modo que exigem um esforço adicional dos alunos, sem, no entanto, deixar de lado a sua faixa etária.

CNEC Uberaba - Sala de Aula Interativa

Salas de Aula Interativas

Com vistas a desenvolver a capacidade de pesquisa de seus alunos, introduzindo-os em diversas mídias que aproveitam à aprendizagem significativa, o Colégio possui salas equipadas para uso de todas as disciplinas e atividades que utilizam lousas digitais, intercâmbio entre lousas e professores com cada aluno, bem como permitem que cada aluno acesse o ambiente docente com suas contribuições e trocas entre os colegas.

Scanners de Documentos

Os scanners de documentos, bem como a estereoscopia do laboratório de Biologia, permitem a utilização do ambiente de realidade aumentada, tanto quanto permite ao professor realizar experimentos em sala de aula visualizáveis e participativos pelos alunos através de softwares específicos de conexão em sala de aula.

Ambientes 3D - CNEC

Ambientes 3D

Utilizando softwares licenciados para uma aula interativa, o Colégio dispõe de várias salas interativas para projeção de vídeos em HD, vídeos em 3D e simuladores de atividades das diversas disciplinas com os quais os alunos interagem, utilizando ferramentas que tornam possível a ambiência em 3D.

Lousas Digitais

Lousas Digitais

Com todas as salas dotadas de equipamentos multimídia, climatizadas, com ar-condicionado, há várias delas com lousas digitais, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com as quais os alunos interagem, quer com conexão, através de softwares de conectividade com a lousa, quer com a utilização de simuladores, que permitem ao aluno a vivência com o ambiente virtual de aprendizagem.

Wi-fi e Cloud Computing

Ambiente Wi-fi e Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Em 2013, o Colégio completa seu projeto de capacitar vários de seus ambientes para a conectividade com a Internet sem fio, tornando possível a utilização de distintos devices de seus alunos para acessarem virtualmente os ambientes virtuais de aprendizagem, com possibilidade de acesso, em ambiente de Cloud Computing, em nuvem, aos ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizados pelo Colégio para seus alunos.

Curso de Robótica

A Robótica Educacional inicia-se, no Colégio, a partir dos 4 anos da Educação Infantil, incentivando a apropriação de linguagens de programação que dispensam conhecimentos prévios dessas linguagens, incursionando, no entanto, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na introdução a circuitos lógicos mais complexos, solicitando o apoio de conhecimento elementar de comandos eletrônicos e linguagens lógicas de programação de fácil apropriação.

É importante ressaltar que as linguagens de programação iniciam-se com todas as disciplinas, desde a Educação Infantil, permitindo ambiente de criatividade de ludicidade e de autoria pelos alunos.

Impressora 3D

Impressora 3D

A impressão em 3D, com extrusão de objetos destinados à Robótica Educacional, à Cartografia Digital, à construção de sólidos para as distintas disciplinas, como, dentre outras, a Matemática, e a introdução do aluno no ambiente de extrusão em 3D permitem a ele a apropriação de uma aprendizagem com linguagem espacial e um pensamento lógico que conduz à bi e à tridimensioinalidade.

GEOCNEC

Geotecnologias
(GEO CNEC)

A introdução das geotecnologias, sobretudo a partir de utilização de softwares não necessariamente educacionais, mas de ambientes próprios para o sensoriamento remoto com imagens de satélite, permite ao aluno trabalhar intensamente com a pesquisa e a utilização de documentos formidáveis para a análise de ambientes que anteriormente eram meramente descritos. As geotecnologias colocam o aluno no centro das discussões de ambientes de pesquisas, com análise de imagens de satélites, estudo científico de vulcanismo, terremotos, degradação de áreas urbanas, desmatamento, criando indispensáveis vínculos entre, por exemplo, a coleta de dados através de pesquisa de alto nível acadêmico, sua comunicação e publicação em ambientes especializados.

Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho

Anfiteatro Joubert de Carvalho

O ambiente polivalente do Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho, médico e musicista uberabense, oferta o maior palco, a mais ampla plateia, cenotécnica, luminotécnica e som profissionais para que os alunos apresentem, regularmente e através de shows e de espetáculos, suas conquistas no domínio da cultura e das artes em geral.

É, também, um espaço amplo para encontros, palestras, convenções e outros eventos.

Musicalização

Musicalização

A Educação Musical no Colégio inicia-se a partir dos anos iniciais da Educação Infantil, com a utilização da voz, como primeiro instrumento, e de instrumentos musicais com volume e peso adequados a cada faixa etária, trabalhando a Educação Musical com a constituição de grupos vocais, com o domínio de instrumentos musicais populares e eruditos.

Nesse sentido, constituem-se grupos, como os de Percussão, com a utilização da percussão folclórica, da percussão popular e da sinfônica, incluindo-se em grandes grupos, como as Orquestras Filarmônicas Infantil e Infanto-Juvenil.

O espaço da Educação Musical dá as mãos às Artes Cênicas, apresentando espetáculos completos, como os musicais recentes, Os Miseráveis, A Noviça Rebelde, Cats, O Fantasma da Ópera, com a participação de alunos e professores.

Os Instrumentos Musicais e o Canto

O Colégio oferta cursos de aprendizagem em todos os instrumentos populares e eruditos da Música, formando grupos de expressão específicos, como, por exemplo, o Grupo de Flauta Celta, o de Flauta Doce, o do Choro, a Big Band, o Grupo de Percussão e tantos outros que se formam, desaguando, todos, em grandes espetáculos que recheiam o ano escolar.

O Canto, em particular, tem voz e vez, desde o canto popular até o canto erudito, sempre se manifestando em grandes eventos, dentre os quais os espetáculos que fizeram a releitura de Arena Conta Zumbi, o Show Opinião, Tropicália, dentre outros, tanto quanto os musicais e as apresentações coralistas, como, ao final do ano, as 800 vozes do Ensino Fundamental, divididas em dois grandes grupos que se apresentam por ocasião do Natal.

A publicação de trabalhos dos alunos, como, recentemente, o do Coral Cenecista, o do Grupo de Viola Caipira e o Coral de Natal, plasmados em CDs com produção profissional atestam a competência dos alunos na Educação Musical.

Artes Plásticas

As Artes Plásticas

O Colégio trabalha com as Artes Plásticas desde os anos iniciais da Educação Infantil até o Ensino Médio, com a prática do mosaico, a partir do papel de folha de seda até os cacos cerâmicos, relembrando o gótico europeu, o arabesco do mundo árabe, as rosáceas da Ásia; com a prática da pintura a dedo pelos alunos da Educação Infantil, pelo uso da aquarela, do giz pastel, da pintura a óleo e do desenho a mão livre, dos preparatórios dos alunos do Ensino Médio para as provas de aptidão de expressão a mão livre, até mostrar, em todo o seu espaço físico, a releitura de artistas plásticos de todos os tempos em suas paredes e vitrôs, interdisciplinando, por exemplo, o estudo das rosáceas de seus vitrôs ao conhecimento matemático pertinente, como é o caso dos eixos de simetria em Geometria.

Artes Circences

Artes Circences

As Artes Circenses, retomando, do ponto de vista pedagógico, a acrobacia, o malabarismo, a prática do clown e da pantomima, com pleno estudo de seus grandes clássicos, como Marcel Marceau, ao lado do trapézio, do uso dos tecidos e de tantos outros recursos do clássico circo, tornam as Artes Circenses no Colégio um ambiente educacional cada vez mais demandado pelos alunos.

Dança

Dança

A Dança, no Colégio, inicia-se em ambientes próprios no espaço destinado à Educação Infantil e avança no Ensino Fundamental e Médio incursionando pela Dança Popular e Erudita e, mais recentemente, incluindo vivências como as do flamenco, a dança irlandesa do sapateado do Riverdance e do sapateado norte-americano, dentre outros focos, com intensa participação em festivais regionais e nacionais.

Ginástica Olímpica, Rítmica, Artística Lúdica e Acrobática

Ginástica Olímpica, Rítmica, Artística Lúdica e Acrobática

O Colégio dispõe de equipamentos profissionais adquiridos fora do País para a prática da Ginástica Olímpica, Rítmica, Artística, tanto quanto a Ginástica Acrobática vinculada às Artes Circenses e, ampliando a Ginástica, vivencia, nos anos iniciais da Educação Infantil, a Ginástica Lúdica.

Piscinas

Piscinas

Ainda que não tenha todos os ambientes que pretende edificar em futuro bem próximo, o Colégio dispõe, para a Educação Infantil, de uma piscina coberta e aquecida para a Natação Recreativa, com diversas atividades recreativas, como, dentre muitas, a prática da tirolesa dentro da Natação, trabalhada como suporte pedagógico.

Além disso, o Colégio dispõe de específico espaço para a Natação Olímpica, com piscina também coberta e aquecida e com todos os recursos para a prática olímpica desse esporte, desde os anos finais da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, nos dois turnos, manhã e tarde e, em 2013, será ofertada, para o Ensino Médio, com equipamentos de segurança, plataformas de elevação entre as raias para as crianças, câmeras subaquáticas e monitoramento de todos os ambientes. Os espaços de vestiários masculino e feminino, assim, como os ambientes destinados ao acesso à piscina claramente protegidos em relação a acidentes, tornam o ambiente efetivamente propício à natação olímpica.

Monorail - Educação Infantil

Parque de Diversão Infantil + Monorail elevado (Educação Infantil)

O ambiente da recreação da Educação Infantil possui dois distintos espaços de recreação, inclusive um monorail elevado, com três vagões, com toda a infraestrutura de segurança estabelecida, com percurso de 180 metros, para a recreação dos alunos, sempre acompanhados por educadores e por monitores com todos os protocolos de segurança observados e com monitoras e professoras acompanhando todos os momentos da recreação. O ambiente de escalada, por exemplo, para os anos finais da Educação Infantil, é acompanhado com todos os equipamentos de segurança e com recurso humano docente capacitado para tanto.

Parque de Recreação

Parque de Recreação (anos iniciais do Ensino Fundamental)

Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o Colégio dispõe de um distinto e amplo parque de Recreação com brinquedos eletrônicos e brinquedos pedagógicos, nos quais a recreação é sempre acompanhada por monitores e professoras, assegurando tranquilidade, a segurança e a recreação para os alunos.

Quadras

Quadras de Esporte

Ainda que tenha a consciência de que os espaços da Prática Desportiva precisam e serão aumentados, com foco em uma abordagem olímpica dos distintos esportes, o Colégio dispõe de quadras para a prática esportiva, com profissionais que atuam em escolinhas para os alunos da Educação Infantil, para os anos iniciais do Ensino Fundamental até as atividades esportivas do Ensino Médio.

Ginásio Poliesportivo

Ginásio Poliesportivo

O Ginásio Poliesportivo do Colégio, em processo de ampliação, com a aquisição de espaços adjacentes a ele e o projeto de construção de quatro novas quadras cobertas, piscina olímpica coberta e aquecida e pista de atletismo, em pouco tempo disponibilizado para o Colégio, possui, atualmente, todas as instalações adequadas para as práticas desportivas, arquibancadas para 700 pessoas, vestiários masculino e feminino.