Sobre

A palavra Ginástica originou-se do termo grego gymnikos, adjetivo relacionado aos exercícios do corpo; e de gimn(o), elemento de composição elaborada que representa a ideia de estar despido, de não carregar vestimenta exterior, de apenas cobrir-se com a roupa interior, a túnica, sem armadura ou armas, com a força do ser. A partir dessa idéia, vários conceitos, exercícios e diversas técnicas e atividades corporais surgiram, no sentido de buscar o aprimoramento, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento humano, bem como suas virtudes corpóreas, mentais, espirituais, emocionais e sociais. A ginástica é uma arte milenar de exercitar o corpo, buscando fortalecê-lo, além de dar a ele agilidade, destreza, capacidade de superação de limites e de autoconhecimento.

Atualmente, existem várias técnicas de ginástica que trabalham o corpo, diferentemente das ginásticas tradicionais (de exercícios rígidos, mecânicos e repetitivos), visando à percepção do próprio corpo, através da consciência da respiração, da percepção do relaxamento e da tensão dos músculos, sentindo as articulações corporais e, principalmente, descobrindo sua autoconfiança. Conforme as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as ginásticas são consideradas técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas.

A ginástica é, portanto, mais um instrumento pedagógico oferecido pelo Colégio como preparação para outras modalidades, como relaxamento, manutenção ou recuperação da saúde ou ainda como forma recreativa, competitiva e de convívio social. Envolve ou não a utilização de equipamentos e aparelhos específicos, podendo ser praticada em espaços fechados, ao ar livre e até mesmo na água, como no caso dos alunos do maternal e da educação infantil que ganharam uma piscina carinhosamente construída com tal finalidade.

Considerando tudo isso, o Colégio construiu um amplo local especialmente criado para a ginástica, respeitando as necessidades de segurança e pensando sempre no desenvolvimento e no bem-estar de seus alunos.

Os objetivos gerais das aulas de Ginástica:

Proporcionar atividades corporais que estabeleçam relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminação de características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Estimular a adoção de atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência. Propiciar o conhecimento, a valorização, o respeito e o aproveitamento da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais. Orientar o aluno a reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva. Buscar, dentro do possível, a solução de problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem ocorrer de modo saudável e equilibrado. Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito.

Modalidades e aparelhos disponíveis

Para os meninos

  1. SOLO (saltos no solo, com plinto, trampolins e minitramp)
  2. CAVALO (cavalo fixo e cavalo com alças)
  3. BARRAS PARALELAS
  4. BARRA FIXA Para as meninas
  5. SOLO (saltos no solo, com plinto, trampolins e minitramp)
  6. CAVALO FIXO
  7. BARRAS PARALELAS ASSIMÉTRICAS
  8. TRAVE DE EQUILÍBRIO