Ensino Bilíngue

Ensino Bilíngue

As pesquisas da neurociência sobre o desenvolvimento do cérebro apontam para a necessidade de localizarmos o Ensino Fundamental em um patamar diferenciado no campo da educação. Elas reforçam a importância de entendermos a infância como um período único em que o desenvolvimento cultural, a formação de acervos na memória, a educação da sensibilidade da criança constituem momentos decisivos de formação humana.

O que é ser Bilíngue?

Uma pessoa bilíngue é aquela que tem a habilidade de falar duas línguas. Essas línguas estão internalizadas nela de forma natural, ou seja, há um discernimento dos dois idiomas que já existem em si, como acontece com uma criança que é exposta, por exemplo, a duas línguas desde cedo e as desenvolve simultaneamente. O bilinguismo vai além dessa habilidade de falar dois idiomas. O cérebro de um bilíngue se desenvolve mais rapidamente. Isso é comprovado por especialistas e ocorre por essa exposição maior a dois idiomas, no caso, o português (língua materna) e o inglês (língua estrangeira como segunda língua).

No bilinguismo, estudam-se dois tipos de perfis: o precoce e o tardio. O perfil precoce é de alguém que foi exposto a dois idiomas desde a infância e desenvolveu as habilidades e competências naturalmente e que, desde muito cedo, consegue lidar com situações-problema em duas línguas, utilizando dois caminhos na comunicação. O perfil tardio é daquele que inicia a aprendizagem de uma segunda língua a partir dos 11 anos, necessitando de uma estimulação e esforço maior do cérebro para a adaptação, aquisição e aceitação dessa segunda língua.

Os benefícios do ensino bilíngue na infância

A antecipação da consciência metalinguística: as crianças se dão conta de que existem palavras específicas em cada língua para representar o objeto. Elas são capazes de saber qual idioma devem utilizar quando se comunicam com outras pessoas.

A antecipação do pensamento cognitivo em cálculos: está ligada ao desenvolvimento do pensamento lógico, pois as crianças bilíngues aceleram essa forma de pensar.

CLIL - Content and Language Integrated Learning

Nossa metodologia se baseia não apenas na compreensão do idioma em si, mas também na construção da inteligência com a inclusão de um número de atividades especificamente desenhadas para estimular crianças a pensarem e processarem informações. A metodologia CLIL segue o Content and Language Integrated Learning, baseado em dual focus: foco na linguagem e no conteúdo escolar.

Por que se tornar bilíngue?

- Alunos bilíngues são diferenciados e vão se destacar em diversas situações e oportunidades futuras.

- Os alunos terão aulas seguindo uma metodologia totalmente diferente, divertida e interativa.

- Os alunos bilíngues terão muito mais oportunidades de ir para outros países.

- Os alunos desenvolverão habilidades cognitivas que mudarão suas vidas.

O Ensino Bilíngue se iniciará no Colégio com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O curso acontecerá no horário e na grade regular do ano. As disciplinas Língua Portuguesa, História, Geografia e Filosofia serão trabalhadas na língua materna, e as disciplinas Matemática, Ciências, Artes e Língua Inglesa serão introduzidas na segunda língua (Língua Inglesa).

Matrículas abertas! Vagas limitadas.

Informações com a professora Susana, no telefone (34) 2103-0700.